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  • Direção Hidráulica

    A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados.
    Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições.
    O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

  • Sistema de direção

    Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente.
    A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.
    A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção.
    Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
    Um mecanismo hidráulico de direção - sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos ítens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas. Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.

  • Direção pesada

    O fluído pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com água;
    Deve-se verificar se há vazamento nas mangueiras ou em suas conexões;
    A correia do compressor da direção pode estar frouxa;
    As articulações junto ao sistema de direção, como terminais, ligamentos, e braços da direção, podem estar com folga. É necessário verificar em uma oficina.
    Em alguns casos, um ajuste pode resolver. Dependendo da situação – geralmente em casos de desgaste exagerado – pode ser necessária a troca das peças danificadas;
    Deve-se verificar alinhamento, cambagem e cáster;
    Se a direção hidráulica fizer um ruído estranho ao ser esterçada de um extremo ao outro, esticar a correia soluciona o problema na maioria dos casos.

  • Vazamento de óleo

    Devido ao desgaste natural dos componentes internos ou até mesmo pela má conservação do sistema hidráulico.
    O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos.
    Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas.

  • Dentes do Pinhão com avarias

    Ao girar o volante, a árvore de direção transmite esse movimento a um pinhão, que é uma engrenagem redonda, para a cremalheira, que é uma espécie de trilho dentado. Só para ilustrar, a cremalheira é usada por antigos sistemas ferroviários para dar tração nas subidas de morros íngremes.
    O pinhão é quem transmite à cremalheira o giro do volante.
    Quanto menor o pinhão, maior a necessidade de giros do volante para completar o esterçamento, e assim movimentar os pneus de um lado para o outro.
    Em carros esportivos, como os de Fórmula 1, o comum é justamente o contrário: o pinhão é muito maior, para evitar grandes movimentações no volante para completar um ciclo na direção, deixando o carro mais dinâmico.

  • Problemas comuns

    De acordo com a TRW é muito importante que o profissional identifique qual é o problema, para saber o que está causando a falha e onde ela está. Escute as descrições do cliente com atenção e não esqueça de algumas perguntas como: se a direção está mais pesada e para qual lado, se fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, e se o auxilio hidráulico pára repentinamente. Depois, dirija o carro, mas antes certifique-se de que pode ser movimentado. Antes de retirar o conjunto, faça uma análise completa do sistema. A manutenção preventiva recomendada pelo fabricante é a cada 50 mil km.